Tri Line

Curiosidades da Barra dos Coqueiros no Giro Sergipe, disponível no Globoplay

A origem da cidade, as histórias de pescador, e muito mais desta cidade receptiva

Giro Sergipe que conta as origens da Barra dos Coqueiros já está disponível na íntegra no Globoplay. Na plataforma de streaming é possível ver este e todos os demais episódios dos três anos do programa de todo sábado à tarde na TV Sergipe. Um rico conteúdo gratuito para todos.

Uma das curiosidades que o programa mais recentemente exibido revela é a passagem de holandeses, franceses, além dos portugueses, por estas terras sergipanas. A historiadora Marina Lícia conta para Anna Samara e para todo o público, como a cidade foi batizada.

Praia da Costa, Atalaia Nova e Samba de Coco são alguns dos atrativos turísticos

“O nome da cidade foi dado pelos Holandeses, na época das invasões, 1637. Eles nomearam a cidade de ‘Os Coqueiros’”, revelou a pesquisadora, acrescentando que posteriormente foi introduzida a palavra ‘Barra’, por conta da localização, às margens da barra do rio Sergipe.

Comumente se ouve a região ser chamada de ‘Ilha de Santa Luzia’. Isso porque, a Barra dos Coqueiros se tornou ilha depois da construção de um canal artificial que foi aberto para ligar o rio Pomonga ao rio Japaratuba, isso no século 19. Já Santa Luzia é motivo de devoção centenária na região, que conta com uma igreja matriz em sua homenagem.

Anne Samara te leva para um passeio da Barra dos Coqueiros — Foto: TV Sergipe

Anne Samara te leva para um passeio da Barra dos Coqueiros — Foto: TV Sergipe

A apresentadora do Giro Sergipe ainda leva os telespectadores para passear pela ‘Vela do Navio’. Esse é o nome que dá localização a uma das prainhas do rio Pomonga, entre a Barra dos Coqueiros e o município de Santo Amaro das Brotas.

Segundo as histórias contadas, não só pelos pescadores, quando Dom Pedro II passou por essas bandas, um navio tombou, deixando para fora da água somente a vela do navio. E o que o imperador fazia na antiga Barra dos Coqueiros? Aí só vendo o programa para descobrir!

Related Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back to top button